Tipos de Serviço de Buffet para Mini Weddings

O tipo de serviço oferecido pelo buffet/ restaurante é um item super importante no planejamento do evento / casamento, uma vez que o tipo de serviço determina o perfil e estilo da festa. Na prática o que acontece é que nem sempre os anfitriões sabem o que pode funcionar melhor no evento deles. Para esclarecer os tipos de serviços elaboramos este mini guia explicativo.

  • Empratado ou A Francesa

    Tipos de serviço de buffet Mini Wedding
    Imagem: Andrea Dias Fotografia

    Como o próprio nome já diz neste serviço os garçons trazem os pratos da cozinha já montados e decorados e servem os convidados, começando sempre pela mesa dos anfitriões. Nesse modelo de serviço a refeição segue o roteiro de entrada, prato principal e sobremesa.
    Pra quem é indicado: Este tipo de serviço é indicado para eventos formais e também para eventos onde os anfitriões prezam a conversa entre as pessoas. Hoje em dia o serviço empratado ou a francesa é uma forma de resgatar as reuniões rodeadas de boa comida. Neste formato de serviço a comida é protagonista, enaltecendo a apresentação e o sabor, por isso a escolha do cardápio deve ser feita de forma cuidadosa, a fim de atender aos diferentes perfis de convidados.

  •  A Americana

    O serviço A Americana é também conhecido (informalmente) como ponto de buffet. No local haverá uma grande mesa com réchauds. Os convidados vão até ele e se servem ou são servidos por copeiras do local. No modelo de serviço A Americana os convidados têm uma visão geral de todos os pratos e podem escolher mais rapidamente o que preferem, bem como se servir ou solicitar uma porção maior de determinado item.
    Pra quem é indicado: É indicado para celebrações dinâmicas não tão formais. A quantidade de pontos de buffet é determinada de acordo com o número de convidados.
  • Franco Americano

    O serviço franco americano é um mix do empratado com o serviço a americana.  Neste modelo de serviço os garçons servem canapés e entradinhas de forma volante e os pratos principais são montados no ponto de buffet. As sobremesas podem ser volantes ou no ponto de buffet.
    O  serviço franco americano é o mais utilizado nos casamentos atualmente por ser um serviço dinâmico que não “engessa” o andamento dos acontecimentos como no serviço empratado ou a francesa.
    Pra quem é indicado: O serviço Franco Americano é indicado para quem deseja um evento elegante, porém com menos protocolos. É indicado para quem quer curtir a pista.
  • Serviço Volante
    Serviço Volante Casamento

    Serviço volante é o termo utilizado para o serviço onde os garçons servem os convidados de forma volante. Neste formato o cardápio escolhido é o de coquetel ou finger food (comidinhas para comer com a mão ou servidas em cumbuquinhas para comer com talheres menores). Atualmente, o serviço volante também tem sido muito utilizado em celebrações descoladas e moderninhas.
    Pra quem é indicado: É indicado para festas descoladas, eventos onde a animação e a pista de dança será o ponto alto do evento e também em eventos onde a decoração é composta por lounges e bistrôs e grande parte dos convidados ficarão em pé.OBS: Para apoiar o serviço volante o local também poderá contar com ilhas gastronômicas e pontos de apoio para algumas comidinhas.

    Foto: Gisa Petrof (Natural Foto)
    Decoração: Joyce (Mariée Produção de Eventos)

    Agora que você já conhece os tipos de serviços oferecidos, acesse nosso Guia Pra Encantar de Restaurantes e  Espaços para pequenos eventos, escolha seu restaurante e solicite já um orçamento

Deixe seu comentário